Nicolau Copérnico, astrônomo do século XVI, cujo trabalho foi severamente condenado pela igreja católica, foi enterrado sábado com muito alarde, quase 500 anos depois que seu corpo foi colocado em uma cova sem marcação.
Ele foi sepultado na catedral de Frombork. Um gesto de reconciliação entre a igreja e o homem descrito como herege por ter criado a teoria heliocêntrica, que dizia que a terra orbitava o sol.
Copérnico, nascido em 1473, morreu no que hoje é a polônia. Sua teoria foi fortemente atacada pela igreja, que dizia que a terra e a humanidade eram o centro do universo. Após sua morte seus restos mortais foram colocados em uma cova anônima sob o assoalho da catedral de Frombork, no norte da polônia. A localização exata por muito tempo foi desconhecida.
A pedido do bispo local Jacek Jezierski, os cientistas começaram a procurar pelos restos mortais do cientista em 2004. Então finalmente foi encontrado uma ossada de um homem de 70 anos de idade. Exames de DNA feitos dos dentes e ossos com um fio de cabelo em seus livros, levou os cientistas a concluir que, com toda probabilidade, tinham finalmente encontrado os restos mortais de Nicolau Copérnico.
Nas últimas semanas, um caixão de madeira contendo os restos mortais foram expostos nas proximidades da cidade de Olsztyn. No sábado, vários clérigos, incluindo monsenhor Jozef Kowalczyk, núncio papal e Primaz da Polónia, pulverizou o caixão com água benta antes de os restos mortais serem colocados no túmulo que estava na sua catedral. O caixão está coberto com uma lápide de granito negro, adornada com um sol rodeado por seis planetas, e uma citação atribuída ao astrônomo: "Cristo é a fonte nossa salvação. "
A cerimónia teve lugar cerca de 18 anos após a reabilitação do astrônomo italiano Galileu pelo Vaticano. O último havia sido perseguido pela Inquisição por ter desenvolvido a revolução copernicana.
O funeral de Copérnico em 1543 em um enterro não foi relacionado para denúncias anônimas de heresia. Quando ele morreu, suas ideias estavam apenas começando a serem discutidas por um pequeno grupo de astrônomos, astrólogos e matemáticos na Europa ea Igreja não condena a teoria heliocêntrica herética, de acordo com Jack Repcheck, autor de " O segredo de Copérnico: como a revolução científica começou. "
Fonte: http://www.sudpresse.be/
Nenhum comentário:
Postar um comentário